sábado, 9 de dezembro de 2017

Pré amplificador microfone compressor dinâmico.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês. 
Este pré amplificador e compressor para microfone foi publicado na revista CQ Elettronica 1976-07, por Flavio Muratori, baixe em:http://www.rsp-italy.it/Electronics/Magazines/Costruire%20Diverte/index.htm ou http://www.rspitaly.it/Electronics/Magazines/Costruire%20Diverte/_contents/CQ%20elettronica%201976_07.pdf esta revista alem deste tem alguns circuitos interessantes. Se você quer ter grande conteúdo em revistas, Handbooks, cursos de eletrônica, visite o blog do Picco: https://blogdopicco.blogspot.com.br/ 
Sobre o circuito: Temos um bom pré amplificador com compressor para microfone, com 2 JFet 2N 3819, e 3 transistores NPN de baixo ruído Q3, Q4, Q5, BC 109, Q1 amplifica o áudio do microfone eleva sua amplificação saindo (DRAIN) ajustado por P1, potenciômetro de 47k para Q2, o mesmo Q2 amplifica o áudio já controlado pelo circuito de compressor que entra em (GATE), o áudio sai por (SOURSE) que é amplificado por Q3, Q4, Q5, na saída (EMISSOR) Q5, tem dois ajustes um para o circuito de compressor P2, e outro volume saída de áudio P3. O circuito é simples porem fiz algumas modificações, schem. 02, 05 mais simples, retirando Q1, Q5, com microfone eletreto, que funcionara perfeitamente com mesmo nível de compressão do áudio, desenhei uma versão schem. 03 mais expansivo com microfone de eletreto, Q1 amplifica ainda mais o áudio, Q2 tem um 47k Mike Gain, controla a entrada de áudio no circuito. No schem. 04 colocamos o volume de entrada de áudio Mike Gain, na entrada do microfone de eletreto, circuito menos expansivo retirando Q1, ajustando a impedância de entrada do microfone, o microfone de eletreto já tem um Fet internamente, por isso ele amplifica mais e é expansivo, porem temos que alimentar sua entrada com uma pequena tensão que pode ser um resistor 10k ligado do +Vcc ao seu terminal + saída áudio, ou outra forma semelhante, temos que ter cuidados com circuitos pré amplificadores com a alimentação proveniente de fontes Vcc deve ter boa filtragem com capacitores eletrolíticos, use cado blindado isso evitará zumbidos ou roncos na modulação. Vejamos os esquemas origina e modificados.
Original circuito revista CQ Elettronica.
Original circuito pre´compressor atualizado.
 Componentes atualizados pré compressor simples para microfone dinâmico.
 Componentes atualizados, volume saída do pré para circuito amplificador e compressor.
Circuito pré compressor atualizado e simplificado microfone eletreto.
Circuito pré compressor simplificado e boa amplificação com microfone eletreto.
Vejam que um único circuito originalizou mais 4, porem temos que fazer testes para ver o nível de amplificação, expansão, compressão, e se quiser modificar simplificando ainda mais, os circuitos com microfone de eletreto façam teste com resistor de alimentação +Vcc você poderá colocar um trimpot de 10k e fazer teste ajustando a tensão melhor para a amplificação do eletreto. 
Espero que vocês gostem e montem, qualquer comentário será bem vindo.
Muito obrigado.
Waldir Cardoso.

2 comentários:

  1. ESISTE A PLACA DESTE COMPESSOR

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo o autor não publicou a PCI deste compressor e pré amplificador, mas o circuito é pequeno e simples, podendo montar em uma PCI perfurada e cortada em trilhas como faz o Miguel PY2 OHH.
    Muito obrigado e desculpa a demora da resposta.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.