quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Detector de produto e BFO 455 Khz.

Estes esquemas de SSB product detector, ou detector de produto SSB, tem a finalidade de recuperar juntamente com o BFO a portadora ou sinal da banda SSB ou CW, vocês podem monta-los e adicionar em outro receptor em 40, 20 metros ou outra faixa em que se escute SSB. O esquema escameado eu desenhei do próprio receptor Motobrás olhando pela plaquinha que fica dentro do receptor, na época tive dificuldade em desenhar ás ligações das chaves, pois o rádio era de uma amigo que me emprestou só para eu olhar e não me autorizou a mexer desprendendo toda sua placa para eu desenhar ás ligações, mas agora tive acesso ao esquema completo deste receptor que vejo que o desenho está correto e ás ligações das chaves agora posso conferir, o esquema está para download salve em PDF na página:http://www.electronica-pt.com/esquema/func-startdown/16932/ meus agradecimentos ao amigo Sr. Rui, contribuindo com vários esquemas, temos também na página do amigo Sr. Décio PY4 DBU em:http://www.geocities.ws/deciorenno/Artigos/detetor.htm este mesmo esquema onde ele escreve como funciona um detetor de produto e seus circuitos, muito obrigado Sr. Décio pela contribuição e explicação de circuitos relacionados na nossa área de TRX.
Abaixo esquema desenhado por mim em 2006 com tensão e PCI.
Este desenhei no chamado raio X do meu olho.
Abaixo esquema detector de produto e squelch handbook 1975.

Abaixo esquema redesenhado e modificado BFO sem cristal e melhor estabilidade com a tensão estabilizada, se preferir poderá colocar um ressonador de 455Khz no circuito BFO.

Pessoal estou publicando estes esquemas para que vocês vejam como é fácil escutar SSB e CW em um rádio AM, a adaptação é bem simples, claro que tudo devemos fazer testes para melhorar o funcionamento do receptor. Meus agradecimentos.
Waldir Cardoso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.