domingo, 7 de junho de 2015

Transmissor simples VHF FM UK 105/A

Aqui está um ultra simples Transmissor em FM frequência modulada, em VHFcom varicap. Kit UK 105/A. Resolvi publicar este simples projeto por ser antigo, e fácil de se montar, baixei de uma revista que já não me lembro o site, pois não coloquei nos favoritos do meu navegador, vejam que eu substituir os transistores podendo ser outros de alta frequência, como os 2N 2369, 2N2219, 2N3866, 2N4427, podendo obter maior potencia de RF, o circuito é simples está dentro do alcance dos iniciantes, o cuidado é na confecção da bobina osciladora que determina juntamente com o capacitor variável ou trimmer a frequência de transmissão, você pode transmitir em FM 88 a 108 Mh faixa comercial, ou em VHF de 144 a 148 Mhz, mais cuidado para não entrar em transmissões abaixo dessas frequência pois poderá interferir em algum serviço publico ou em trafico de aeronaves, em VHF alguns milliwatt de RF vai longe, se você mora perto de um aeroporto só faça esse tipo de transmissores com um frequencímetro. Na faixa de 2 metros de 144 a 148 Mhz você poderá fazer um receptor e juntar os dois para fazer um Handy Talkie simples e econômico para falar com seus familiares ou brincar a distâncias de até 500 a 2000 metros dependendo da potencia de RF e antenas usadas, o circuito poderá receber um outro circuito amplificando a sua saída aumentando ainda mais sua distância de comunicação, em compensação o consumo da bateria será muito maior. vejamos a matéria da revista. Devido ao grande número de acessos publiquei também no nosso blog Esquemas projetos eletrônicos, este pequeno transmissor com um amplificador de 1W RF. vejam em:
http://esquemasprojetoseletronicos.blogspot.com.br/2015/11/transmissor-fm-simples-e-amplificador-1w.html
Lista de peças e indutores.
Simples esquema original FM UK 105/A
Simples esquema original com substituição de transistores e microfone
Para os iniciantes é uma boa montar este tipo de transmissor, ás ligações tem que ser curtas e a montágem é melhor em placa de circuito impresso PCI. espero que gostem desse pequeno e ultra simples transmissor em FM a varicap. qualquer sugestão ou se alguém montar por favor comente no rodapé desta página.
Waldir Cardoso.

2 comentários:

  1. Olá Waldir,

    Você usa algum tipo de programa pra fazer esse desenho do esquema??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Picco que prazer amigo, sim eu tenho o CircuitMaker 2000, não é tão bom mais dá para quebrar o galho nos esquemas. Um abraço, e muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.