segunda-feira, 2 de março de 2015

Transverter Rádio Voyager VR-1140. fotos e comentários.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Fotos e comentários sobre o transceptor VOYAGER VR -1140. Não desenhei o esquema devido ao tempo e o rádio estava para conserto na mão de um amigo, mais vou aqui fazer um apelo por gentileza quem tem um rádio desse mesmo com defeito, ou bom, e quiser fazer uma doação ao blog, para que eu possa desenhar o esquema fazer um raio X e publicar, eu agradeço de coração e será bem vindo, pois assim posso publicar tudo sobre o transverter que para nós aqui é novo.
Fiz essas fotos para mostrar aos senhores que não conhecem o VOYAGER VR-1140, como eu não conhecia, e aos técnicos, montadores de transverter interno. Bem alguns técnicos não gosta de transverter interno no rádio, e até critica quem coloca, achando que é errado, não sou nenhum professor nem engenheiro em eletrônica, mais senhores qualquer receptor ou transceptor ele já é um conversor ou transverter, isso porque existe mais de uma frequência gerada em seus circuitos de RF. Ex: OSCILADOR LOCAL, PLL, VXO, VFO, e MIX, tendo a soma ou diferença até sair no último estágio de FI, ou PA. O transverter é somente o resultado de duas frequências, uma delas que entra ou sai do rádio, e outra que é gerada no próprio equipamento em seu oscilador, resultando em uma outra a ser recebida ou transmitida, sua potencia de saída de RF depende dos estágios de amplificação e transistores de saída PA. Então vamos mudar o conceito de pensar que transverter dentro do rádio não presta, claro que tem alguns montadores que não liga para o acabamento e fixação da placa, e fica uma verdadeira casa de aranha dentro do rádio. isso é um PERIGO, pois pode resultar em queima do rádio, ou até incendiar o rádio, Por isso procure fazer um bom acabamento blinde toda placa, fixe com parafusos, faça ligações de RF sempre com cabo coaxial, coloque fusíveis nas alimentações, +B e modulação, use fio grosso em +B e alimentação do PA, use fios sempre mesmo tamanho presos com braçadeiras de náilon pequena, isso evitará um pequeno ou grande prejuízo, e ficará mais bonito se futuramente um técnico for fazer algum conserto. Pense nisso.
Como verão nas fotos é um rádio como outro qualquer para 11 metros, Este é o VOYAGER VR-1140, semelhante com os demais da linha VOYAGER, MEGA STAR, etc.
Observe a chave que seleciona 11 metros, e 40 metros.
Pelo fundo é o mesmo dos demais rádios, sua fabricação em TAIWAN. 
Aberto vejam na mesma tampa o dissipador do transistor juntamente com auto falante, o flange blindando toda placa e circuito do transverter na banda de 40 metros.
Com o ferro de soldar removemos a blindagem, vejam em destaque o auto falante agora na frente da tampa e tamanho bem reduzido.
Então aqui o transverter já visível, vejam até parece um conhecido aqui do Brasil, se não fosse o PA quase ao centro. Em zoom dá para ver muitos detalhes.
Aqui está o atenuador  de carga, entrada 50 Ohms  RF PX, vejam os resistores maiores e o primeiro Relé, de entrada de RF,  ele faz a comutação de saída do PX normal em 27 Mhz, e a entrada para a placa passando pelo indutor e resistores de carga.
Aqui está abaixo 4 bobinas parte de RX de 40 metros, e acima oscilador de 20 Mhz. Parece com um parecido que montei Galaxy Pluto em. 
Aqui a parte do MIX com BF961,ou BF982 etc. Misturando ás frequência de 20 Mhz, e 27 Mhz, saindo a sua diferença em 7 Mhz, já passando por duas bobinas e ao driver BD 137-16 (C), e excitador 2SC 1969.
Vejam no detalhe o DRIVER BD 137-16 (C)
Vejam indutor saída RF do coletor do excitador 2SC 1969, que tanta semelhança com o conhecido transverter nosso.
Vejam que a placa é toda fixada com parafusos.
Aqui o PA 2SC 2290 TOSHIBA de aproximadamente 40W a 50W RF, juntamente com transistor e regulador de BIAS,
Aqui em destaque o LPF Filtro de antena de 40 Metros, e choque de RF +B alimentação coletor de PA 2SC 2290, vejam os 4 capacitores de 560pF. Muito semelhante com este.
Vejam outros detalhes, como capacitor de 390pF saída coletor do 2SC 2290 PA.
Vejam outros detalhes no indutor do 2SC 1969 excitador, núcleos fios e espiras.
Vejam no conector de entrada de ANTENA, os cabo coaxiais ligado ao primeiro relé próximo ao atenuador de carga de 50 Ohms, na placa do transverter.
Vejam os fios e cabo coaxial, o fio de +B e negativo, observe que é bem mais grosso, saindo direto do conector, de entrada de Vcc. Não tem fusível, deveria ter um de 4 amperes em +B
Vejam baixo da placa, excitador 2SC 1969 e saída 2SC 2290 PA são fixado no dissipador com pasta térmica. 
Vejam a placa de outro lado.
Vejam o dissipador com os parafusos para fixar os transistores na tampa inferior, também o auto falante e conector de ANTENA.
Este é o rádio VOYAGER VR-1140 explorado parcialmente, desculpe por não publicar o esquema do transverter. Mais o apelo que fiz está valendo, por favor se algum técnico ou alguém tem um desses como sucata ou alguém tem facilidade em adquirir um desses e tiver disposto a fazer a doação ao blog, agradeço você vai ajudar muito, quero divulgar seu nome juntamente com o esquema,  entre em contato com meu e-mail está logo abaixo do contador de visitas. Espero que gostem, e espero que ás fotos e comentários venha a fazer vocês conhecerem um pouco sobre esse equipamento. Muito obrigado.

4 comentários:

  1. Olá Waldir tudo na paz a possibilidade de levantar os valores dos capacitores e esquema e uma foto da placa bem alinhada ,posso desenhar essa placa perfeitamente e montar esse projeto .
    parabéns pelos projetos e empenho.
    Wilson PU2WXI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo Wilson PU2WXI.
      Tudo na paz amigo, e a família como vai, espero que estejam todos bem. Wilson olha o rádio estava já para ser entregue ao dono, o amigo me ligou perguntando se eu conhecia esse rádio, eu então peguei minha câmera de 14 M pixels e fui lá, ele teve a boa vontade de abri-lo novamente para que eu fizesse ás fotos, não deu tempo de anotar os capacitores, nem dava para eu trazer ele para casa e desenhar o esquema, e um raio X da placa, eu espero que alguém ou os que gostam e acompanha o blog e se puder doar um rádio desses mesmo que quebrado sucateado, o que eu quero é só desenhar o esquema, espiras das bobinas, tamanho da placa e foto melhores. Como fiz com o Transverter TR-45 CTE ALAN, http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2012/10/schematic-ou-esquema-transverter-tr45.html que até hoje não tem na WEB, até hoje é o mais acessado batendo record todo mês. É isso amigo Wilson, sinto muito não poder ajuda-lo, mais quem sabe dependendo dos nossos amigos talvez tenhamos esse esquema e tudo explicadinho há pouco tempo, tudo é possível, tem muitos técnicos que tem sucatas de diversos rádios novos, principalmente no norte do Paraná, Santa Catarina, sem falar na grande São Paulo. Isso por que no Sudeste e Sul vocês tem maiores possibilidades de adquirir rádios novos do pais vizinho, aqui na Bahia fica difícil esse acesso ao pais vizinho.
      Bem meu amigo, já fiz um jornal. Muito obrigado pelo comentário, e por contribuir para a divulgação dos transverter. Um abraço, saudações a toda família.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Waldir

    Boa tarde:

    Esse transverter é o mesmo ct 120 não tem nada de diferente nele, parece até cópia um do outro.

    Pode ser que seja diferente um pouquinho os circuitos de antena uma volta ou outra de bobina no filtro PI olha que nem mesmo isso.

    Os capacitores do PI é que são 4 cerâmicos de 390pF acho que só isso.

    Saudações amigo

    ELVONEUTON BOMFIM FRAGA

    PY6BE

    CAETITÉ BAHIA

    ResponderExcluir
  3. Olá Elvoneuton Bonfim.
    Eu menciono isso mesmo, mas sem certeza pois só fiquei poucas horas para fotos com o transceptor, o interesse foi publicar e falar um pouco sobre este transceptor, com transverter. Que tem muita gente que não gosta e acha transverter ruim.
    Abraço e muito obrigado.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.