quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O Pintinho Simples TX FM 2 Metros

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este projeto original foi publicado na revista QST março de 1971, pag. 21 a 24 sob o título de “An FM Pip-Squeak for 2 Meter” por Doug DeMaw W1CER. Também com melhor visibilidade na revista americana no "THE RADIO AMATEUS VHF MANUAL", paginas 248 a 250. Trazido ao Brasil e publicado em E-P Vol, 39 N2. Autor do artigo  PY1AEB, como: O PINTINHO que pia alto. Este projeto TX VHF FM da década de 70 como vimos nas fotos abaixo tem muitos componentes grandes, hoje em 2014 podemos reduzir este tamanho com componentes pequenos, facilitando a montagem como Handie Talkie portátil se adicionado um bom receptor de FM banda estreita. Sobre o circuito: Como o esquema é bem explicado trata-se de um modulador de áudio com um transformador elevador de impedância para alimentar o varicap mV no oscilador modulando em FM, o oscilador é controlado pelo cristal que pode ser de 18 Mhz saindo no oitavo harmônico em 144 Mhz, ou um cristal de 16 Mhz que no nono harmônico temos 144 Mhz, no primeiro estágio temos uma freqüência de 72 Mhz já sintonizada em L5, depois temos no segundo estágio o dobro desta freqüência em L7 temos 144 Mhz, depois temos TR3 amplificando esta frequência em TR4 saída RF temos o filtro de antena simples LPF que entrega a antena aproximadamente 1W a 3W RF. Com os transistores que o autor usou no oscilador o 2N3866 já oscilando forte, com uma boa potencia RF, entregando esta potencia RF ao segundo transistor que também é 2N3866, e no excitador também um 2N 3866, e por fim na saída um transistor 2N5913, os transistores podem ser equivalentes como os 2N4427, em TR1, TR2, TR3, já em TR4 os 2N3553, ou MRF 237, claro que fazendo algumas modificações o circuito poderá entregar  até 3W RF, se bem que o original de W1CER tinha 2W RF. Já o autor aqui no Brasil no Rio de Janeiro, escreve que O PINTINHO montado por ele não chegou a 1W RF, porem o mesmo construiu uma antena PLANO TERRA de 10 metros de altura alimentada com o RG59 de 15 metros de comprimento, alimentação de 12V com pilhas. Apesar da pequena potencia e uma simples antena unidirecional ele conseguiu fazer (QSO) contato com a Serra de Friburgo há 80 Km linha reta. Barbaridade Tchê. Eu pela experiência que tenho aqui na minha cidade região Nordeste do Brasil, com este equipamento não conseguiria chegar há 4 Km de distancia, mesmo com uma antena direcional, já comentei este assunto aqui no blog de autoria desse mesmo autor, e também no final da página temos uma experiência do amigo Wagner PU2XLB nesta mesma revista, leiam o que ele escreve sobre a distancia que o autor diz que um simples regenerativo TRX 50 Mhz AM chega a 25 Km. Pasmem aqui temos alguns colegas Radioamador VHF que nunca conseguiu fazer contato com Salvador Bahia que fica aproximadamente 100 Km linha reta isso com potencia de 50 W RF, isso mesmo 50 W RF com FT 3000 YAESU, eu mesmo fiz vários testes em QRP, e também no meu FT 3000 YAESU com uma antena também PLANO TERRA e altura 11 metros, não conseguia falar com uma estação há 20 Km, com 10 W, só com 50 W eu era contestado. Sei que o Sudeste e Sul do Brasil tem condições climáticas ou topográficas melhores que o Nordeste que ajudam as ondas de RF eletromagnéticas a se propagarem, mais ai já é demais com 1W RF chegar a 80 Km, é realmente inacreditável Tenho mais historias não vou estender mais este assunto, com a palavra os Radioamadores do Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil que quiserem mandar comentários serão bem vindos, bom que ficaremos sabendo mais sobre esses fenômenos da propagação de ondas eletromagnéticas nas regiões do Brasil.
CAPA DA REVISTA.
PÁGINA 1 LEIAM.
ESQUEMA ORIGINAL PINTINHO.
LISTA DE COMPONENTES E INDUTORES
SUGESTÃO PARA OS XRF 7,8,9
PCI TX E MODULADOR.
LADO DOS COMPONENTES.
 LEIAM A DIREITA SOBRE A POTENCIA.
Esquema semelhante do Pintinho revista americana.
Atualizado no blog ano 05-2021.
Amplificador Mic. e modulador.
AQUI ESQUEMA ORIGINAL.
Atualizado 08-06-15, resistor no coletor transistor pré mic.,de 4k7, é ligado a positivo +B 13,8v.
ESQUEMA ATUALIZADO 08-06-2015.
ESQUEMA LIGEIRAMENTE MODIFICADO 
Foi atualizado 08-06-15, resistor de 4k7 ligado ao coletor do primeiro transistor pré mic. estava 
errado a negativo, a chave seletora de potencia RF também foi corrigida, assim como alimentação
do modulador e pré amplificador de microfone, com 13,8v dá entrada com led. 
ESQUEMAS ATUALIZADOS 08-06-2015
Atualizei 31-05-2021 com ás publicações originais em revistas, click link azul nas páginas sobre o Pintinho.
Para quem quer mais tecnologia como PLL, e mais explicações de quem conhece do assunto melhor da uma olhada na página do Miguel PY2OHH Espero que alguém monte e façam testes em relação a distancia e potencia de saída RF, conjugado com um bom receptor de dupla conversão FI estreito FM, pode-se montar um bom Handie Talkie, pode usar o receptor que está publicado neste mês no TRX VHF FM, ele é bem simples e tem um bom desempenho com os CIs MC 3357P, TK 10420 ou MC 3361, todos são bons. por favor comentários no rodapé desta publicação. Muito obrigado.

2 comentários:

  1. waldir eu fiz o chucrute do radio 148gtl ficou uma blz rapaz eu depois que eu vim ver no email que era um ci kkkkk outra coisa eu modifiquei rf power de 2sc1969 para irf530 e no original estava com 4,5 am 9 ssb ai ficou asim 10 am 19 em ssb ai eu tive que colocar dicipador kkkkkkk valeu meu nobre 73 olha eu estou indo em breve fazer uma visita a alagoinha e vol ti ver meu camarada hihihihi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amigo José Humberto.
      Que bom que deu tudo certo, é o CI está no esquema. Depois me manda o esquema como fez a mudança para o FET, eu pensei que só o IRF520 servia para 27 Mhz. Um abraço, e vem mesmo entre em contato comigo para nos conhecermos. Abraço. Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.