segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Pré compressor para microfone RTX, I5BVH Rino Berci.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês. 
Este circuito pré compressor para microfone, é uma modificação atualizada da publicação na revista italiana CQ elettronica Ottobre 1979. Autoria de I5BVH Rino Berci, vocês poderão baixar esta revista em: http://www.introni.it/pdf/CQ%20elettronica%201979_10.pdf Atualizado em seus componentes semicondutores e Jfet, acrescentei como nos circuitos do mês anterior, opção de microfone eletreto, ou dinâmico de 600 ohms, que se optar por microfone eletreto ás linhas pontilhadas deverão ser interligadas. Com a chave rotativa (CH1) de duas posições três secções, podemos desligar (OFF) o circuito quase que total, ficando (S1) na posição (ON) ou mesmo apenas ligado a alimentação 13,8 Vcc RTX CB, nesta configuração só o eletreto com volume de saída estará atuando, o LED vermelho (OFF) acenderá, todo circuito de pré e compressor estará desligado. Quando (CH1) estiver na posição (ON) e (S1) estiver (ON), ou em 13,8 Vcc RTX, o circuito pré e compressor estará funcionando, vejam que o circuito de controle de áudio é ajustado em P1 que pode ser um trimpot de 47k para ajustar a entrada áudio para o transistor BC 548, este amplifica separadamente o áudio e passa para o circuito retificador composto por dois diodos de silício 1N 4148 ou 1N 4448, retificam o áudio e entra no (GATE) segundo Jfet BF 245, este sai no seu (DRAIN) uma pequena tensão para o circuito pré entrada controlando a amplificação do Jfet através do (SOURSE), formando assim o controle estabilizado do áudio, chamado compressor. Vejam que do pré Jfet (DRAIN) temos P2 ajustando o nível de entrada para o segundo estágio de amplificador de áudio 2 x BC 549, este circuito já recebe o áudio controlado pelo circuito de controle (compressor). Saindo áudio através de um capacitor eletrolítico de 4,7uF 16V ou 4u7 16V, eu adicionei um potenciômetro de 47k para controlar o volume de saída para o RTX, servindo para os dois circuitos e microfones. Bem como podemos observar os circuitos transistorizados são praticamente semelhantes, a diferença é o número de semicondutores e sensibilidade, devemos ter cuidado pois alguns RTX não precisa ter pré sensível, e vocês verão que os controles de volume e Mike Gain vão ficar quase que fechados, isso quer dizer que o circuito do RTX já é pré amplificado, tendo muita amplificação para o microfone temos que reduzir e controlar pelos potenciômetros e trimpots. Em alguns componentes com (*) que poderão ou não serem alterados em testes para melhorar o funcionamento do circuito. 
Se vocês quiserem baixar e salvar mais revistas de eletrônica, visitem o blog do Picco: https://blogdopicco.blogspot.com.br/ lá tem bons livros, handbooks, cursos, revistas brasileiras e de vários países, vale a pena vasculhar. Para quem é PX ou gosta de Radioamadorismo tem o blog do Ademir: http://revistaradioamadorismo.blogspot.com.br/ lá vocês vão baixar revistas direcionada a comunicação da faixa cidadão (CB) e Radioamadorismo. Pessoal esses dois autores dos blogs que citei faz um grande trabalho na área de eletrônica e Radioamadorismo.
Esquema original publicado na revista.
Lista de componentes original publicada na revista.
Lay out PCI lado cobreado original publicado revista.
Lay out PCI lado componentes original publicado revista.
 
Abaixo esquema e componentes original publicado na revista.
 
Abaixo esquema atualizado, com opção microfone de eletreto on off.
Espero que gostem deste circuito, se bem que existem vários circuitos transistorizados de pré compressor de microfone semelhantes, escolha um e monte, faça o teste, fale de perto e longe do microfone e ajuste corretamente, vocês verão a diferença na sua modulação, principalmente em transmissão em SSB, vocês notarão que o S meter do seu rádio transceptor ficará sempre oscilando muito mais acima do meio quase no canto esquerdo, indicando total transmissão, mesmo que você fale baixinho no microfone sua voz será elevada ao mesmo nível se estivesse falando alto, ou seja o circuito regula automaticamente o áudio sem distorção.
Muito obrigado.
Waldir Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.