quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Transverter Star Flare 14Mhz 144Mhz CQ Elettronica.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este mês mesmo sem tempo mas tenho que trazer algo novo aos nossos seguidores e amigos que acessam o nosso blog, é por amor ao hobby que faço este trabalho para incentivar aos iniciantes e montadores. Pessoal o esquema do transverter Star Flare “Estrela do alargamento” de 14 Mhz para ser acoplado em RTX de 144 Mhz, autoria de IW0CKD Roberto Galletti. publicado na revista CQ Elettronica de 1988-06. Está bem explicado só a parte do receptor, pena que ás explicações está em italiano, mas vocês podem copiar da revista e colar no Google tradutor. Bem olhando o esquema vejamos que tem algumas pequenas modificações que poderemos fazer, se bem que logo de primeira na entrada de filtro BPF antena RX tem um “gato” um erro em L2 que está com seu terminal ligado a JAF3 que alimenta com tensão +Vcc DV2 regulada por R8 entre +1 Vcc a +13,5 Vcc em banda alta, do jeito que está no esquema da revista, a porta “G2” de Q1 vai queimar assim que S1 por acionado para a posição “banda alta”, que também está ligado diretamente a JAF1 um choque de RF tipo VK200, quando deveria ter um resistor de no mínimo 39k, mesmo com R7, R8, R9, R10, ligados em paralelos tendo uma resistência total de 2k5 a corrente continua alta para alimentar os diodos varicap, DV1, DV2, DV3, DV4, eu aconselharia a colocar um resistor de 47k na linha de + Vcc “banda alta” e testar o quanto iria variar em pF nos varicap, poderemos modificar o circuito que por sinal é muito bom, Ex: Quando os indutores BPF que ressonam na mesma freqüência e esta freqüência sobe ou desce devemos ajustar os indutores na mesma freqüência para que o sinal ou recepção tenha a mesma intensidade de recepção em toda faixa, sim porque isso vale tanto em TX e RX que se desloque muito da freqüência de operação. No esquema temos os diodos varicap que variam de capacidade em pF fazendo o conjunto LC ressonar na mesma freqüência em que se deseja ouvir, muito bom circuito ainda mais para quem quer um transverter com várias freqüências acima e abaixo da original. No esquema original na lista de peças não vão encontrar os valores dos componentes da parte de comutação TX RX, e o transmissor, segundo o autor ele publicaria no próximo número, toda parte de transmissão, mas eu não encontrei em número algum. Cabe ao montador improvisar e testar os componentes que eu coloquei os valores nos esquemas, os transistores podem ser outros que seja até 50 Mhz, o PA final RF, pode ser o já extinto novo 2SC 1969 ou os 2SC 1974, 2SC 1173, ou outros, porem só 2SC 1969 ou outro semelhante dará aproximadamente 10 a 12W RF, os demais citados não passam de 5W de RF, os capacitores nos circuitos de alimentação dos semicondutores ou MOSFET, de desacoplamento ligados em +Vcc a negativo, podem ser de valor alto entre 223, 473, 104, ou 22nF, 47nF, 100nF, de cerâmica ou poliéster. Observem que o oscilador local ou VXO tem um transistor bipolar PNP, o que na época se usava muito PNP e NPN, hoje usamos mais os NPN, principalmente em nossos projetos.
Acabei de publicar a tradução da revista deste transverter. Atualizado e modificado no nosso blog.
Esquema original e erro em L2 ligado a JAF3.
Abaixo esquema transverter 14-144Mhz já corrigido o erro em L2.
Abaixo lista dos indutores RX para confeccionar.
Lista de peças, original podemos substituir atualizar com componentes recentes, falta a parte de comutação TX RX e transmissor.
Podemos confeccionar os indutores de TX sintonizados conjunto LC, com fôrma TOKO de 10mm, e fio 33 ou 34 AWG, Em L9, L10, L11= 3+3+3T prim. 2+2T sec. fio 33 AWG, forma TOKO 10mm e até em outras bobinas do receptor podemos usar esta mesma fôrma desde que seja usada em FM. Podemos fazer L12 e L14 = 12T 24AWG em toroide lâmpada compacta fluorescente. L13= 6T 30 AWG TOKO 10mm. em L15= 12T 22AWG 10mm. os choques de RF lê-se no esquema JAF, podemos usar choque de RF prontos de 1uH para os varicaps, já na alimentação +Vcc Rx e TX podemos usar os de TV do tipo redondo de 4 ou 6 mm, ou montar em um resistor de 220k de 1W, enrole 20 espiras de fio 26 ou 27 AWG, sobre o resistor. Os componentes com (*) devem ser testado para melhor desempenho, indutores devem ser ajustados para o máximo de RF e com núcleo interno abaixo do meio uma ou duas voltas.
Os transistores podem ser substituídos por outros com maior potencia.
No esquema abaixo desenhei em TX com um bom filtro BPF para termos o sinal limpo de 14 Mhz, o "D" do BF 981 é sintonizado e ressonando em 14 Mhz, passa o sinal por um capacitor de 4,7pF que novamente é sintonizado, passa novamente por outro capacitor de 4,7pF, desta forma temos um sinal sintonizado e com pouco harmônicos, desta forma podemos colocar no PA um simples filtro LPF de 3 elementos aproveitando assim maior potencia do Mosfets, se desejar maior potencia de RF coloque em série dois Mosfets com resistores, ligue um resistor na saída "G" de 22R de cada um, e ligue dois resistores 0,22R do "S" para negativo, agora ligue ás duas pontas dos resistores no capacitor de 103 e alimentação de bias, assim a potencia vai subir 2 a 3W RF, façam testes, talvez nem seja necessário colocar os resistores de dias de 22R, isso dependerá do Mosfet usado, o certo é que tem que ter os de negativo para "S" de 0R22, ou 0R47. No esquema abaixo L13 ou T1 poderá ser feito com dois toroides de lâmpadas compacta fluorescente formando um binôculo, passe 11 T voltas primário, 3 T voltas para o secundário 25AWG. L14 é idêntico o núcleo porem será mais dois formando 4 toroides tipo binocular 12 T bifilar 24 AWG.
Em L9=4+4+4T, L10=3+3+3T, L11 3+3+3T prim. 2+2T sec. fio 33 AWG. Fôrma TOKO 10mm. T1= dois núcleos toroidais de lâmpadas compacta fluorescente 
Pessoal nesta versão está com Mosfet no PA RF final, outros poderá ser experimentados
o IRF 510, IRF 520, IRF 630, entre outros que chegue aos 14 Mhz sem problemas.
No esquema abaixo a confecção dos indutores de TX no coletor do excitador driver BD 329 podem seguir os mesmos conceitos da parte final de demais transverter para 40 metros nesta configuração Push Pull, isso nos indutores não sintonizados com LC, só para os de banda larga. Podemos seguir o exemplo de driver e PA do Ararinha projeto 2, com uma boa potencia de RF.
Nesta versão coloquei os dois Mosfets em configuração Push Pull, teremos assim maior potencia de RF, se vocês quiserem podem colocar mais dois Mosfets em série.
Pessoal desculpe-me, eu estou sem tempo para fazer mais desenhos e modificações, estou correndo contra o tempo para poder publicar ainda hoje dia 31 deste mês, por isso continuarei este projeto mês que vem, assim posso modificar mais, como oscilador local, pré seletor de RX e outros circuitos. baixem a revista e  leiam toda matéria, vou publicar no meu outro blog mais sobre este transverter mês que vem, passarei aqui o link quando estiver publicado. Peço mais uma vez desculpa por não desenhar mais do que estes esquemas, por favor, ás vezes temos outros a fazeres na vida, que é muito mais importante e toma nosso tempo por um todo. Mas não deixo de fazer o meu papel de ser um bom blogueiro de nosso hobby em montagens eletrônicas na área de transceptores. Meu muito obrigado a todos.
Waldir Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.