quinta-feira, 28 de julho de 2016

Handie talkie AM 50 Mhz ANL SQUELCH. 2W RF.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Devido a muitos interessados em montagens de transceptores em Amplitude Modulada AM, e são muitos os acessos a estes projetos de transceptores nesta modalidade de modulação, eu particularmente não sou muito fã de AM, meu fascino sempre foi SSB desde quando comecei a modular em PX que ficava fascinado neste tipo de modulação, na época não sabia o que era SSB, pois só conhecia o AM que era os mais de 90% dos rádios PX. Bem o projeto aqui descrito é uma cópia do já publicado neste blog, devido ao seu grande acesso resolvi redesenha-lo com algumas modificações como filtro ANL, e SQUELCH, mesmo sendo em Amplitude Modulada AM, 50 Mhz o que é pobre em TX RF mais rico em modulação do que SSB, este transceptorzinho de potencia entre 1,5 W a 2 W RF poderá fazer comunicação com estações base a longa distância, e se for montado um par igual com antena retrátil de 1,5 metros de comprimento, ou seja um quarto de onda da frequência, e alimentação superior a 9 volts eles poderão fazer uma comunicação de 2 a 6 Km ou até mais dependendo da região do Brasil. Bem o transmissor em Amplitude Modulada AM, é simples de montar e sem muita complicação nos ajustes, desenhei com dois canais no oscilador, mais poderá ser um só, o cristal poderá ser no terceiro harmônico em torno de 16.670 Mhz, ou na fundamental 50.250 Mhz, o oscilador na fundamental tem um pouco mais de RF. Mais explicações abaixo.
Este esquema abaixo com conjunto LC no oscilador de RX.
Esquema abaixo com dois cristais com diferença em RX -455 Khz
Lista de indutores, bobinas e variável.
Este mês super atrasado mais deu para desenhar um simples projeto que fiz com base no esquema do PX FAM-21 da Motorádio com algumas mudanças, o circuito é parecido ao já publicado aqui no blog, desta vez só versão portátil, em duas versões com FET no PA saída de RF que é muito mais barato que o transistor 2SC 1306 que vai a faixa de 50 Mhz com tranquilidade dando uma boa potencia de RF, porem podemos reduzir a potencia colocando outros transistores de média potencia como os BD 329-16, BD 139-16, 137-16, 135-16, entre outros, para obter maior potencia de RF coloque dois em paralelo assim terá mais potencia que um só, cuidado com o BD 329-16 ele é fácil de queimar. Para quem tem só um cristal entre 50 Mhz ou 25 Mhz ou talvez 16.670 Mhz ou outros que somando duas vezes ou três cair na faixa de 50 Mhz 6 metros, você poderá usar no oscilador de TX, enquanto que no oscilador local do RX, podemos usar um com diferença de menos 455 Khz sobre o de TX, ou se você tiver um que aproxime-se da diferença de 455 Khz entre 400 Khz ou 500 Khz você poderá modificar ás bobinas de FI retirando ou colocando algumas expiras em cada uma, mas isso já não podemos usar o filtro de 455 Khz, ele terá de ser retirado do circuito, no local coloque um capacitor de 100 pF ligando a FI 1 ao resistor de 1k a base do transistor. ATENÇÃO só mexa nas FIs se tiver experiência, isso é para você ficar com dois cristais tanto em TX e RX, ou poderá fazer, menos aconselhável o conjunto LC bobina e capacitor no local do cristal de RX, eu desenhei um simples oscilador que vocês poderão colocar um VFO melhor com mais estabilidade, pois com um só transistor poderá variar de freqüência na recepção. Um projeto de um só VFO para TX e RX na modalidade AM de diferença de FI 455 Khz eu vou desenhar e publicarei em breve aos que gostam de fazer experiência na área de transmissão e recepção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.