terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Transceptor DSB Lakeside 40 metros N3FJZ.

O autor deste simples transceptor DSB de conversão direta em 40 metros, inspirou-se em diversos esquemas na WEB e no transceptor Praia 40 DSB de Peter Parker, em sua página: http://www.remmepark.com/circuit6040/lakeside40/lakeside40.html podemos ver fotos, Layout componentes e vídeo. Observe que é um simples transceptor conversão direta todo transistorizado, e no PA um FET que deixa o projeto muito mais barato e fácil, nada impede que nós aqui no Brasil ou outros países possam substituir os mesmos transistores por outros de uso geral como: BF 245 J-FET BC 547, BC 557, BC 548 pré mic. BC 549, os BC 338, BC 328 saída áudio, Transmissor BD 135-16, BD 139-16, BD 329-16, e no PA IRF 630, IRF 740, e outros, o circuito é simples para os iniciantes que querem montar seu próprio transceptor para manter contato com estações em SSB, notem que ele não tem cristal seu oscilador VFO é com um J-FET e conjunto LC, mais nada impede que quem queira colocar um VXO a cristal com transistor. Fica a critério do montador fazer mudanças e alterações neste simples DSB transceptor 40 metros, como sempre dei um toque na parte de áudio implantando um CI LM 386, e na parte de RF TX troquei ás bobinas toroidais por bobinas comum TOKO  de 10MM, ás mesmas usadas nos nossos projetos de transverter e transceptores nessa mesma faixa que encontramos neste blog, elas não são críticas podendo o montador observar que o capacitor em paralelo com elas no seu primário é de 180pf a 220 pf, o restante dos indutores estão no esquema original postado aqui. Meus agradecimentos ao autor do LAKESIDE DSB 40M. assistam ao vídeo no final da página e leiam a página com atenção, vejam fotos e Layout do protótipo, o autor escreve que "só o receptor foi construído e que o transmissor não foi aprovado". Mais nada impede que vocês possam desenvolver e realizar testes na parte de TX, assim vão adquirir mais experiência em TRX. Vejam os esquemas que eu modifiquei e vocês podem usar outros pré de TX e PA com transistor ou com maior potencia RF TX com dois IRF 510 em push pull, ou transistor.
Esquema original.
Esquema original.
Modificado amplificador de áudio com LM 386.
Modificado em TX com bobinas fôrmas TOKO 10mm.
Modificação amplificador áudio e TX.
Bem quem está querendo fazer contatos com estações na sub faixa dos 40 metros entre 6.800 Mhz até 6.990 Mhz poderá utilizar deste DSB com potencia razoável para fazer contato com estações em SSB, o que se tem que se preocupar é a antena adequada e cortada para esta frequência e ROE baixa, desta forma você fará contatos com estações base e móvel a longa distância, tudo dependerá da altura e antena empregado no transceptor, vale lembrar que o VFO é sem cristal podendo ter grande variação na varredura dos canais em frequências, também devemos observar se o VFO não se desloca de frequência ou seja é estável mesmo. agora é mãos a obra e boas conversas.

2 comentários:

  1. Boa tarde amigo Valdir , o receptor podera ser usado com o tranmissor DSB (pojeto da revista QTC Bandeirantes) , abraços
    Jose luis , Sao jose do Rio Preto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Luis Arroyo.
      Olha amigo você poderá usar o receptor que quiser, ou até mesmo elaborar um, tudo fica a critério do montador, inovar, inventar, modificar, tudo faz parte da descoberta, o êxito depende de tentativas e testes realizados. Muito obrigado pelo comentário, um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.