terça-feira, 12 de maio de 2015

Transmissor 40 M SSB QRP simples projeto modificado.

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Este mês faço três publicações: 1- Transmissor Simples SSB 40m. 2- Transceptor ALBA II SSB 40M QRP simples projeto. 3- Como você montar um TRX, simples dicas. Eu espero que vocês leiam todas ás publicações, é importante, este mês demorou mais saiu, sinto que tenho um compromisso com quem segue e acompanha meu blog, não posso deixar de publicar todo mês algo que vai somar muito para quem acessa meu blog, muito obrigado aos que me acompanham e mandam e-mail, qualquer dúvida elogios ou críticas, ou se quiser ver seu projeto que montou publicado aqui, mande o esquema que eu desenho e publico com suas informações, podem mandar um e-mail para mim ou façam um comentário do que achou. Muito obrigado a todos.
Transmissor simples SSB 40 metros: Este projeto eu desenhei depois de ver neste blog, este simples e antigo transmissor em SSB, logo pensei em dá uma modificada nele e publicá-lo, no intuito de mostrar a todos os que querem montar um transceptor ou transmissor em SSB, hoje temos componentes muito pequenos que naquela época, por isso circuitos dos anos 70, 80, podemos substituir muitos componentes e ainda melhorar e simplificar o circuito. O filtro a cristal SSB escada agora em 10Mhz, observe que eu mudei os circuitos: Amplificador de microfone, filtro SSB, misturador, acrescentei o filtro passa banda, BPF, pré driver, o driver, e PA, junto com um bom filtro LPF, filtro passa baixo. Na confecção dos estágios driver até a saída de antena eu copiei do já publicado aqui TR-45 transverter, mais o montador poderá colocar outro circuito mais simples com uma potencia menor retirando o sinal do pré driver. Pode-se também montar com os circuitos originais mudando só o filtro a cristais SSB, para um de 10 Mhz, mais o gerador de portadora ou BFO, tem que ter um cristal também de 10 Mhz, a frequência do VFO agora é 2.8 a 3,1Mhz até 3.150 Mhz, e não 5 a 5.350Mhz temos tudo em nossas mãos só depende querer. Mais para o principiante em montagens de transceptores SSB, primeiro tem que começar com pequenos circuitos regenerativos de recepção, pequenos transmissores de FM, AM, é como se fosse uma escada, sempre aprendendo e adquirindo experiências, até chegar a montar qualquer projeto maior ou até desenvolver seu próprio transceptor, tudo depende da capacidade do indivíduo em aprender de verdade, em uma montagem de transceptores ou outros. temos que tomar cuidados com bobinas, indutores, diodos invertidos, capacitores, transistores, resistências, filtro de cristais, BFO, VFO, e principalmente com o PA acompanhado do filtro de antena LPF filtro passa baixas, para que os circuitos funcionem corretamente, não adianta um circuito funcionar precariamente em um projeto, ele prejudicará os que dependem dele, ele tem que funcionar perto de 99% do que ele foi feito, por isso temos que ter equipamentos, uma antena ou carga, e uma bancada organizada para começarmos a montar nossos projetos. Veja o esquema do transmissor SSB original que está na página acima citada.
Transmissor simples SSB 20 Metros.
Esquema modificado e melhor elaborado transmissor SSB, USB, LSB, 40 Metros.
O montador pode ainda modificar os circuitos simplificando, exemplo do PA, VFO, e BFO, o amplificador de microfone pode ser com o CI 741, como original, mais coloque um volume é melhor caso tenha alguma distorção no áudio. Bem espero que gostem, comentem ou se achar algum erro por favor informe, muito obrigado. Boa sorte.
Waldir Cardoso.

2 comentários:

  1. ESTOU ESTUDANDO PARA FICAR BOM NESTA[AREA QUE GOSTO MUIITO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo.
      A eletrônica é um mundo fascinante, pode ir fundo nos estudos que será recompensado com prazer e satisfação.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.