terça-feira, 12 de maio de 2015

Transceptor 40M SSB ALBA II simples projeto.

Transceptor SSB 40M ALBA II. Depois de desenhar o transmissor simples SSB, tive a ideia de desenhar junto o receptor, e desenhei o transceptor simples SSB 40 metros, ALBA II, observem que ele também está parecido com o BITX, é que a transistor os circuitos amplificadores bidirecionais ficam bem idênticos, pensei em colocar FI antes e depois do filtro a cristais SSB, para maior seletividade, porem o circuito ficaria mais complicado, pensei também em colocar  três relés invertendo o VFO, e o BFO, com o os circuitos mixer, e o modulador mixer, eliminando os demais circuitos amplificadores bidirecionais mais ficaria complicado também, por isso achei melhor optar por circuitos amplificadores simples bidirecionais como no BITX. O receptor: Vejam que no receptor entrada de antena temos um amplificador de banda larga, que pode ser modificado eliminando o indutor, ou até retirando o circuito, mais ficaria pobre a recepção, logo depois temos o filtro passa faixa BPF, que também poderá ser com núcleos binoculares citado este mês, toroide de lâmpada eletrônica, ou núcleo externo de bobinas TOKO  10 MM, o capacitor de 4p7 poderá ser até 10pF, se quiser alargar mais a faixa, caso o VFO  ou DDS venha a deslocar muito da frequência de 40 metros, temos logo depois um amplificador simples com 2N 3904, sem indutor, amplificando o sinal recebido e enviando ao mixer, que recebe o sinal do VFO misturando ás duas frequências e enviando ao filtro a cristal SSB  (ladder) escada, sua comutação a diodos, depois temos novamente um simples amplificador sem indutor, amplificando o sinal que passa por um filtro resistivo e vai ao mixer modulador, ou detetor de produto, que também recebe o sinal do BFO, recuperando a portadora e o áudio da banda desejada de SSB, e por fim temos um pré amplificador de áudio com 2N 3904, o volume e o amplificador de áudio. faltou o PWR meter,  AGC, e o silenciador, isso complicava mais o circuito para iniciantes.
O transmissor: É o que já conhecemos, temos um pré de microfone com volume contra distorções, seguindo para o modulador que esta recebendo a frequência ou sinal do BFO, na banda desejada, logo depois, temos um filtro composto de 3 resistores, um simples amplificador com 2N 3904, que amplifica o sinal e envia ao filtro SSB que só deixa passar uma das bandas e rejeita a outra, sua comutação a diodos, temos depois mais um simples amplificador com o 2N 3904, que amplifica essa banda e envia ao mixer que recebe a frequência de 2.8 a 3.150 Mhz e mistura ás duas frequências, em seguida passando pelo filtro BPF, e vai ao pré driver que é composto por dois 2N 3904, se quiser pode colocar dois 2N 2222, a excitação para o driver é regulado pelo trimpot de 470R, e no driver temos um circuito de banda larga não sintonizado, T7 que pode ser feito em núcleo de lâmpada eletrônica ou núcleo binocular de antena telescópica TV, ou TOKO 10 mm, enrole de 8 ou 12 espiras ou voltas, de fio 26 ou 29 bifilar, depois temos o excitador e por fim o PA que são idênticos ao TR-45 transverter em http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2012/10/schematic-ou-esquema-transverter-tr45.html, leiam e vejam ás fotos lá na página do TR-45, o filtro LPF filtro PI ou de antena TX é muito bom, temos um filtro muito bom em http://py2ohh.w2c.com.br/trx/ararinhamontagem/lpf/lpf.htm melhor usar capacitores mica ou styroflex, os cerâmicos azuis mesmo de 2kv podem esquentarem dependendo da potencia em câmbios longos. Enquanto ao VFO, se você tiver como adquirir pela WEB direto do ebay um DDS, é muito melhor e fica com ótima estabilidade, marca a frequência que está, compre uma caixinha, ou arrume de outro transceptor sucateado, pense onde vai abrigar o seu transceptor, e faça a placa certinha no tamanho onde ele vai ficar, faça com que o acabamento fique de rádio comercial, tudo depende do montador, lembre-se um bom acabamento é essencial em uma montagem caseira, compre um microfone PTT de qualquer rádio que custa entre R$ 35,00 a R$ 55,00 no ebay, não esqueça dos conectores, e  faça sua montagem ficar interessante para seus amigos ver, se quiser pode abrir uma conta no youtube, e fazer um vídeo e postar lá para todos vejam. 
Transceptor 40M ALBA II SSB USB, LSB simples projeto
Eu já estava para publicar está página com o esquema acima, foi quando eu pesquisando na  WEB,  encontrei a página de PY2 OHH, Miguel, um transceptor quase idêntico ao que desenhei, então fiz algumas mudanças nos amplificadores bidirecionais agora na alimentação de coletor diodos e indutores, e retirei os diodos de comutação do filtro SSB, observe que o projeto também se parece com o BITX, mais o Miguel inovou, vejam que nos emissores dos transistores dos amplificadores bidirecionais ele já ligou emissor de um com emissor do outro, os dois emissores ligados em três únicos componentes, esplendido que baita ideia, eu nunca teria essa ideia, só se eu visse em outros projetos, mais um aprendizado para mim, isso é muito bom diminui o tamanho do circuito, reduz componentes, muito bom mesmo, é uma verdadeira obra de arte um transceptor QRP com DDS, SWR, medidor de ondas estacionárias  e PWR , ele pode ir de 160 a 10 metros, com os módulos  montados em soquetes de circuito integrado, fascinante muito boa essa ideia, um gênio. O projeto tem o nome de   Baita tchê a página ainda está incompleta faltando os outros módulos de RF e demais geradores SSB, pelas fotos vemos coisa boa vem ai, veja http://py2ohh.w2c.com.br/trx/baitatche/baitatche.html Vocês podem modificar os circuitos do ALBA II, e fazer idênticos ao do Baita tchê, ou guiar-se como confeccionar os indutores tudo depende do montador.  
Transceptor SSB 40M ALBA II atualizado.
Olha pessoal, eu espero que gostem do simples projeto, não se limite enquanto aos componentes, eles poderão ser substituídos, ex: os 2N 3904, por BC 547, 548, BC 337, ou outros, os da chave de TX, RX TIP 31, TIP 32, podem ser os BD 135, BD 140, o PA pode ser com um só FET, como tem nos outros projetos da WEB ou aqui no blog. qualquer erro, mande um comentário.
Boa sorte.
Waldir Cardoso. 

5 comentários:

  1. Bom dia, facilitaria muito se os artigos estivessem compactados em PDF. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Frederico.
      Olha o blog só aceita imagem em JPEG, PNG, e outros como foto, não aceita arquivos em PDF, se fosse isso facilitaria muito meu trabalho, pois depois que desenho o circuito eu passo ele para PDF, depois tenho que passar para PNG que é menor o tamanho do arquivo.
      Muito obrigado pelo comentário.
      Waldir Cardoso.

      Excluir
  2. Obrigado Waldir pela gentileza do retorno. Se for possível me enviar por email, também ficaria grato. frederico1954@yahoo.com . Forte 73

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Waldir pela gentileza do retorno. Se for possível me enviar por email, também ficaria grato. frederico1954@yahoo.com . Forte 73

    ResponderExcluir
  4. OK Frederico.
    Vou procurar o arquivo do ALBA 2 que não é fácil e te envio em PDF por e-mail.
    Um abraço e muito obrigado.
    Waldir Cardoso.

    ResponderExcluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.