domingo, 2 de novembro de 2014

Transverter Simples 40 metros 11 metros 12W e 20W RF

Mais uma vez trago este mês dois esquemas de amigos que gentilmente enviaram para compartilhar com todos do blog. O primeiro é um Microfone amplificado Americano, EX 500, o segundo é um simples transverter para 40 metros desenhado e enviado pelo amigo, Sr. Ivanildo PY5 ILD cidade Cascavel, Paraná. Vamos falar um pouco sobre o circuito deste projeto para faixa de 40 metros. 
O circuito é semelhante já publicado aqui no blog porem trazendo na parte de RX um BF 982 FET porta dupla, que mistura o sinal de entrada em 40 metros com o oscilador local de 20 Mhz, saindo no Dreno através de uma bobina que ressona na frequência de 27 Mhz, até a antena do rádio, o primeiro transistor de entrada de antena amplifica os sinais recebido, estes sinais entra em G2 do BF 982, a primeira bobina de antena pode ser experimentada a derivação entre 2 e 4 espiras, ficando com total de 18 espiras, isso porque o BF 982 já é sensível amplifica bem, o primeiro estágio de antena já amplifica bastante, por isso melhor fazer teste começando com derivação na 2 espira, a recepção tem que ficar com pouco ruido e sinais de estações de PY forte, chegando em alguns casos até 20 a 30dbs de sinal recebido no S/Meter do seu 148 GTL, isso se a estação estiver forte. os capacitores de 180pF ligados junto no enrolamento das bobinas poderão ser alterados até 220pF, faça com que o capacitor de 180pF o ferrite interno da bobina fique abaixo do meio uma ou duas voltas para baixo, se precisar aumente ou diminua ás espiras até obter o núcleo nessa posição. No oscilador local, todos já conhecem um cristal de 10 Mhz, que é colocado em sua saída seu segundo harmônico 20 Mhz, na parte de TX temos mais um FET de porta dupla BF 961, que recebe sinais do oscilador local e de 27 Mhz do rádio. Muito simples todos já conhecem e para mim misturadores com esses FETs são melhores que já vi, então como se falam que time que está ganhando não se mexe, eu aproveitei o esquema do amigo Ivanildo e já dei um toque fiz algumas pequenas mudanças, diminuindo e eliminando alguns componentes e parte do circuito, também aumentei a potencia de RF TX com alimentação de 18 a 24 volts alimentando só o dreno do MOSFET, com isso podemos ter até mais de 20W RF TX, mais CUIDADO: só ligue essa tensão no MOSFET depois que todo circuito de TX estiver bem calibrado ou regulado, e com uma antena própria com R.O.E baixa, ou carga fantasma, melhor regular tudo com a tensão de 13,8 volts depois você desliga o fio que alimenta o Dreno do IRF 630 e liga na fonte de 24 volts, já pré ajustado, e fazendo novo ajuste no trimpot de 10k em Gate. Outros MOSFETs poderão ser experimentados com bons resultados. Vamos aos esquemas.
Aqui a tabela, serve para todos transverter 40M, cobra 148
Pequenas dicas para o transverter.
Esquema desenhado pelo amigo Ivanildo.
Esquema Original 2SC 1969 12W RF
Esquema Original MOSFET IRF630.
Esquema Original 24 Volts 20W RF MOSFET.
Modificado Osc. TX, 12W MOSFET. 13,8 volts.
Modificado Relé, Osc. TX  com MOSFET 20W RF 24 volts.
Observem que eu simplifiquei alguns circuitos, ficando mais barato para o montador, vale lembrar que na montagens de equipamentos deste tipo o montador tem que ter experiência em TX, RX, isso é para simplificar o tempo e desgaste que um sem experiência vai perder para confeccionar bobinas, regular certinho todos circuitos, e sem falar na dor de cabeça que alguns componentes falsos pode trazer ao montador inexperiente que pensará que é o circuito que está errado, Bem os indutores podem ser substituídos ou alterados para melhor calibragem, vale lembrar que o circuito na pratica se comporta diferente que na teoria, ou desenho. Bem quero agradecer ao amigo Ivanildo PY5 ILD pelo esquema enviado para compartilhar com os amigos que visitam nosso blog, boa ação. Muito obrigado.

2 comentários:

  1. olá waldir boa noite meu nobre eu estou com um 148gtl que ganhei e o mesmo esta original e dos bem antigos eu estou querendo colocar 108+ e 79- estou com o cristal 111125 mais eu perdi o esquema do chucrute do mesmo têm como você me arranja desde já eu fico muito agradecido 73.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo José Humberto.
      Que bom em, tem sorte de ganhar um presentão desses. Olha eu tenho o esquema mais está tão bem guardado que preciso de tempo para procurar, só não tenho a tabela, mais é fácil de fazer, entre em contato com meu e-mail daqui há uma semana que eu vou procurar nos esquemas que tenho, e passarei para você fazer ok. Desculpa por não atender seu pedido hoje, mais fique tranquilo, eu estava até pensando em publicar no blog, pois tem outro amigo que também já havia me pedido, eu passei para ele o que eu lembrava de cabeça. Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.