segunda-feira, 15 de julho de 2013

Esquemas UHIC 007 ou 070 cobra 148 GTL

Pessoal quem curte e gosta dos projetos do blog, por gentileza olhem ás propagandas e click para maiores detalhes no que interessar, desta forma vocês estarão ajudando o blog. Muito obrigado por acessar e ajudar o blog, conto com vocês.
Quando publiquei em 08 agosto 2012 esquema do cobra 148 GTL, comentei sobre o modulo. Este modulo VCO IC 2 do cobra 148 GTL, foi há muito tempo motivo de muitos virarem sucatas, componente muito difícil "mosca branca" muito mais que o PLL MB 8719, que se achava em Salvador Bahia,  mais para quem conhecia bem o circuito do 148, não era difícil substitui-lo com outra plaquinha um pouco maior meio que improvisado, mais que funcionava bem, já na época de 1990, ano em que eu nem me atrevia a abrir o meu 148, pois nessa época já existia aqui no Brasil uma mente brilhante e inteligente do nosso amigo Ricardo PY 2PRM, que elaborou IC 2 VCO, que era adaptado em uma plaquinha no mesmo local do original, se bem que o 148 GTL é um rádio muito bom e o que importa ao dono é vê-lo funcionando certinho, o que já é muito bom.
Sobre os circuitos: O esquema original da cobra eu desenhei o pino 9, o qual não se ver no desenho original, no outro circuito caseiro de PY2 PRM também não tem o pino 9, porem no esquemas do 148GTL, ha ligação desse pino para um capacitor eletrolítico C 92, de 4,7uf 25v, esse capacitor elimina possíveis oscilações, e ou interferência de outros circuitos, se for montar o esquema original deixe-o desligado, porem notando alguns apito ou ruido bem baixinho em RX ou em TX em frequências alta ou baixa, faça um teste ligue o pino ao C 92 e observe. Já no esquema do PY2 PRM temos algumas pequenas diferenças que nada impede seu funcionamento, se o rádio for chucrutado, ou seja esticado os canais, verifique se está oscilando corretamente L19, por exemplo canal -15 ao 108, se não talvez terá de mudar a entrada de L19  verifique se existe apito ou ruido baixo, se por ventura notar, faça o mesmo procedimento do pino 9 já citado acima.
Visitem a página atualizada com mais esquemas de VCO
ATENÇÃO:
.A ligação de R2 em paralelo com R5 está errado, correto é ligada a base de TR1, C1 permanece ligado a emissor de TR1, falta ligação de C4 e C5 para emissor de TR1, sem esta ligação o circuito não oscila, errado a ligação de emissor TR1 a emissor de TR2, deste jeito mesmo que oscile o circuito de TR1, o sinal não seria amplificado por TR2, o correto é ligar emissor de TR1 a C7, os resistores de emissores de TR1 e TR2 melhor seria de 560 R, a 1k o que está é 5k6 valores muito alto.
Esquema com erros em R2 e TR2 e C7, no esquema original cbtricks.
Esquema original cbtricks corrigido erros em R2 e TR2 e C7.
Esquema do modulo UHIC 070 já corrigido atualizado.
Atualizado em 14 de outubro de 2015.
Esquema original elaborado por Ricardo Messina PY2 PRM em 1990.
Abaixo o esquema corrigido "possíveis" erros, desenhei esta nossa versão do esquema do módulo UHIC 070 IC 02, depois de analisar outros erros. Sabe quando você faz algo aéreo, ou sem analisar o sentido, analisando o desenhado do original esquema do cobra 148 GTL e do Ricardo Messina só notei o erro no emissor de TR1 e C7, pois olhando com calma agora notei que tinha mais erros no esquema original, no próprio TR1, ligação de R2, C4, C5, aproveitei para substituir R4, R6 por 220R, achando o valor de 5k6 muito alto para emissores de TR1, TR2. Bem eu espero que alguém monte um desses esquemas e mande um comentário, talvez eu possa até estar errado, e o esquema original poderá esta correto, com a palavra a CBtricks.
Esquema UHIC 007 nossa versão atualizada.
                  1- Foto do modulo VCO IC 2, de cor marrom ou preto, fabricado pela Uniden.        
                  2- Foto modulo moderno produzido pela Ranger RCI cor preta.
Faça testes nos canais normais de 1 ao 40, o técnico tem que ter experiência em chucrute pois mesmo o IC 2 original ás vezes não oscila em todos os canais esticados, tendo que fazer o procedimento no PLL, mais isso é outro assunto. Agradecimento ao amigo PY2 ADN Adinei que enviou-me esse esquema do amigo PY2  PRM Ricardo, e não poderia deixar de ajudar aos amigos que tem o famoso 148 GTL, obrigado.
Waldir Cardoso.

2 comentários:

  1. Boa tarde vc tem está plaquinha do vco(UHIC 007 para venda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edimar.
      Olha eu não tenho a PCI do VCO, mas se você olhar neste endereço lá tem uma PCI para confeccionarmos https://projetosetransceptores.blogspot.com/2015/10/vco-radios-cb-e-modulos-uhic-070-cobra.html lá no começo da postagem tem este link.
      Um abraço.
      Waldir Cardoso.

      Excluir

Façam seus comentários com experiências no projeto. Ou de sua opinião.